segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Noite do Dragão

              Lyoto Machida comemora: O Dragão teve atuação irrepreensível contra Bader
(foto: mmamania.com)

 Um UFC com saldo positivo para o Brasil. Assim foi o UFC on FOX 4, realizado no Staples Center, em Los Angeles. Na noite de sábado, dos quatro atletas brasileiros que lutaram, nenhum deles foi derrotado. Além disso, das quatro lutas do card principal, nenhuma delas foi pra decisão. Todos os combates foram empolgantes, ajudando a apagar um pouco a má impressão deixada pelo UFC 149.


 A noite começou com uma luta entre dois estreantes no UFC, válida pela categoria dos moscas.  Melhor para John Moraga, que derrotou Ulysses Gomez por nocaute no 1º round. O embate seguinte colocou o vencedor da 5ª temporada do reality show The Ultimate Fighter, Manny Gamburyan contra o veterano japonês Michihiro Omigawa, pelos pesos penas. Deu Gamburyan por decisão unânime. Em seguida, em luta pela categoria dos pesos pesados, Phil de Fries finalizou Oli Thompson no 2º round.


 Na primeira luta envolvendo brasileiros da noite, pelos pesos penas, Rani Yayha conseguiu levar a luta para o chão e utilizar seu ótimo jiu-jitsu pra finalizar Josh Grispi no 1º round. O combate seguinte, da categoria dos meio-pesados, teve Phil Davis enfrentando o estreante Wagner “Caldeirão” Prado. Para desespero do brasileiro, a luta foi interrompida no 1º round por um dedo do americano acertado acidentalmente no seu olho. Com isso, não houve resultado e os dois devem lutar novamente em um evento próximo.  Na última luta do card preliminar, na categoria peso pena, Nam Phan derrotou Cole Miller por decisão dividida.


 No card principal, em luta dos meio-médios, Mike Swick, de volta ao octógono após quase 2 anos em decorrência de uma doença no estômago e uma contusão, nocauteou DaMarques Johnson no 2º round. Em seguida, pelos leves, Joe Lauzon finalizou com um triângulo Joe Varner no 3º round, em uma luta bem movimentada. Lauzon levou pra casa os prêmios de melhor luta (pela quarta vez) e melhor finalização da noite (pela sexta vez).


 As duas últimas lutas, válidas pela categoria dos meio-pesados, serviriam pra determinar qual o próximo desafiante ao cinturão. Dana White já havia afirmado antes do evento que o lutador que tivesse a performance mais impressionante ganharia o direito de desafiar  o vencedor da luta entre Jon Jones e Dan Henderson. Na penúltima luta, Lyoto Machida mais uma vez impôs seu jogo de esquiva e contra-golpe, e com um direto impressionante nocauteou Ryan Bader no 2º round. Na luta principal, Maurício Shogun, mesmo apresentando-se em boa forma física, em relação aos seus combates anteriores, voltou a apresentar problemas no gás. Mesmo assim, conseguiu nocautear Brandon Vera no 4º round.


 Após o término das lutas, Dana White anunciou que o próximo desafiante será Lyoto Machida. Dana sabe que o brasileiro é um dos lutadores mais profissionais do UFC, e com certeza irá treinar duro e se apresentar nas melhores condições, ao contrário de Shogun. O curitibano deixa os fãs cada vez menos esperançosos de voltarem a ver aquele lutador capaz de ganhar um GP do Pride com nomes como Wanderlei Silva, Ricardo Arona, Alistair Overeem e Dan Henderson aos 23 anos, ou mesmo aquele que nocauteou Chuck Liddell e lutou 5 rounds com Lyoto Machida na primeira luta entre os dois. Talento é inegável que Shogun possui. Bem treinado, é um atleta capaz de fazer frente a qualquer um. Porém, vê-lo nessas condições é cada vez mais utópico.

20 comentários:

  1. não sei por que ainda transmitem essa porcaria.

    ResponderExcluir
  2. O melhor da luta do Shogun foi ele e o Brandon se segurando um no outro como quem diz "me apoia aqui se não eu vou cair morto". xD
    E o Lyoto lutou com muita classe, a impressão que deu foi que ele nem suou. Merecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bader não deve ter acertado nem 6 socos no Lyoto, o brasileiro já poderia lutar no próximo evento, se brincar. E Shogun e Vera foi uma boa luta, mas momentos como esse que vc citou tiraram um pouco o brilho do combate.

      Excluir
  3. E muito raro eu consegui assisti a uma luta completa, sempre acaba dando uma vontade de entrar no meio e bater também XD mas pelo seu texto deu para visualizar bem como foi essa luta, mais ou menos minha imaginação não tem andando mt bem .. mais ficou bom a postagem.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o blog, ainda mais para as pessoas que se amarram em esporte!
    Parabéns!

    http://hell-boyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. não acompanho UFC, eu acompanhava o TUF na glboo por que n tenho tv a cabo kkkkkkkkkk www.estudoazul.com passa lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas até pela internet hoje é possivel assistir os eventos, vários sites transmitem o UFC.

      Excluir
  6. Não acompanho as lutas, mas acho um ótimo espetáculo.
    http://pitadadecinema.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, o UFC se preocupa em fazer cada evento com uma pitada de show para atrair mais fãs e aumentar sua popularidade. Mas quem era mestre nisso era o extinto Pride.

      Excluir
  7. É sempre tão legal ver o Brasil brilhando em outros esportes que não o futebol. :) Mas ainda tenho muita estrada até entender o UFC e lutas em geral, hahaha.

    :*

    http://hey-london.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, demora um pouco pra entender mesmo, ninguém nasce sabendo não. Eu mesmo ainda preciso aprender um bocado sobre MMA.

      Excluir
  8. Já via UFC em fitas VHS quando o esporte não era famoso, é muito bom, pena que as lutas são na maioria rapidas até de mais...

    Se puder visite:
    http://vivertrechosdavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do lutador e de seu estilo. Tem caras que fazem lutas que duram 5 rounds e vc nao aguenta mais, enquanto tem uns que 1 round fazem valer o ingresso. Mas em comparacao com as lutas antigas, sem limite de tempo, é claro que os combates de hoje são curtos. Vou passar no seu blog sim, pode deixar!

      Excluir
  9. foi meio estranha essa vitória do Lyoto
    a postura dele tava perfeita, mas o golpe que foi estranho, talvez pela investida do Ryan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um golpe de encontro, um contra-golpe. E nem achei estranho, esse direto é um dos golpes mais utilizados por ele.

      Excluir