quinta-feira, 26 de julho de 2012

Exército dos Leves

        Dedé Pederneiras e lutadores da Nova União: supremacia nas categorias mais leves              (foto:blog.mmaratings.net).

 José Aldo, Renan Barão, Hacran Dias, Dudu Dantas, Marlon Sandro. E não para por ai. A lista é enorme. Quem acompanha MMA certamente conhece esses nomes. O que todos eles têm em comum? Além de serem lutadores de destaque, são todos integrantes do time da Nova União. Criada em 1995 por Dedé Pederneiras e Wendell Alexander no Rio de Janeiro, a Nova União começou se destacando no jiu-jitsu, formando atletas como Vitor “Shaolin” Ribeiro, campeão mundial de JJ nas categorias médio e leve.


 Posteriormente, a academia também começou a preparar lutadores de MMA. Hoje, a Nova União tem lutadores como José Aldo, Marlon Sandro, Dudu Dantas, Hacran Dias, Ronnys Torres, todos com passagens por organizações como UFC, Bellator, WEC, entre outras. Vale destacar a parceria da Nova União com a Kimura em Natal, do mestre Jair Lourenço, responsável por formar nomes como Renan Barão, Jussier Formiga e Ronny Markes.

 Além destes, nomes como BJ Penn, Diego Nunes, Pedro Rizzo, também passaram pela equipe. Hoje, a Nova União tem o campeão dos penas do UFC (José Aldo), o campeão interino dos Galos do UFC (Renan Barão), o campeão dos galos do Bellator (Dudu Dantas) e o campeão dos moscas do Shooto (Jussier Formiga). Chama atenção o fato de o time ter a maior parte dos seus melhores atletas lutando em categorias abaixo dos leves. As principais exceções são o ex-lutador do UFC Thales Leites (que chegou até a disputar o cinturão da categoria dos médios com Anderson Silva) e o peso-médio Ronny Markes.

 Outro ponto forte da Nova União é a defesa de quedas dos seus atletas. Além de um bom nível de chão e trocação, os lutadores da equipe são difíceis de serem levados pra baixo. Isso resulta em vitórias contra wrestlers de destaque, como Urijah Faber (Aldo e Barão), Chad Mendes (Aldo), Scott Jorgensen (Barão), Aaron Simpson e Karlos Vemola (Ronny Markes). O responsável por trabalhar a excepcional defesa de quedas da Nova União é o cubano Pedro Garcia, técnico da Confederação Brasileira de Luta Olímpica.

 Além da Nova União, a academia americana Alpha Male, com nomes como Urijah Faber, Chad Mendes e Joseph Benavidez, também se destaca nas categorias mais leves. Com a recente vitória de Renan Barão em cima de Faber, no UFC 149, a Nova União mostrou definitivamente que é a maior entre os menores. 

5 comentários:

  1. agora todo mundo quer virar lutador, fazer trabalho voluntário ninguém quer

    ResponderExcluir
  2. Amigo, não seja tão ignorante, esses caras não viraram lutadores da noite pro dia não. E quem garante que eles não fazem trabalho voluntário? Minotauro e Minotouro têm um instituto onde atendem crianças. O falecido Ryan Gracie, que era um dos lutadores que mais arrumava confusões ensinou jiu-jitsu de graça por anos pra crianças de uma comunidade carente no Rio de Janeiro. Exemplos não faltam.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro assistir às lutas do UFC.

    E espero que essa supremacia brasileira prossiga por muitos anos, como aconteceu no futebol.
    Eu se tem uma rivalidade que me incomoda é entre Jonh Jones e Anderson Silva. Por mais que não sejam da mesma categoria, acho que uma embate entre esse seria inesquecível e determinante para definir qual é o maior lutador. Pq a melhor escola de lutas sabemos que é brasileira.

    Caso goste de textos curtos, literários, conheça meu Avesso do Espelho:
    www.redutonegativo.blogspot.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Jon Jones e Anderson Silva não chega a ser uma rivalidade de fato. Há muito respeito mutuo. Mas claro que uma luta dessas seria pra ficar na história do MMA. Porém não chega a ter muita vantagem pros dois, pq se Jones perder, dirão que ele perdeu pra um cara com 37 anos enquanto ele tem 25. Se o Spider perder, vão falar que ele não é tão bom assim e se escondeu numa categoria mais fraca. É por isso que os dois não querem essa luta, apesar dos fãs e do proprio UFC querer que ela aconteça. Visitarei seu blog sim!

      Excluir