quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Vencendo, mas não convencendo

     Damião: Mais uma vez decisivo
(foto: virgula.uol.com.br)

 Fim de jogo em Manchester. 24 anos depois, o Brasil está de volta a uma final olímpica no futebol masculino. Naquela ocasião, Romário e companhia conquistaram a prata em Seul após serem derrotados pela União Soviética na prorrogação por 2 a 1, após em empate no tempo normal. Neste sábado, o adversário da seleção brasileira pelo inédito ouro será o México, que eliminou o Japão depois de vencer a equipe nipônica por 3 a 1.

 Nesta terça, o Brasil venceu a Coréia do Sul por 3 a 0 para assegurar o passaporte pra final. Mas se engana quem pensa que a seleção jogou bem. Após um mau começo, com a seleção adversária assustando em dois perigosos lances. O Brasil tinha dificuldades em impor seu jogo contra os organizados coreanos, mas mesmo assim também levou perigo em jogada com Leandro Damião, após pressão na saída de bola da Coréia.

 Aos poucos, mantendo a posse da bola, a seleção brasileira conseguia frear o ímpeto do adversário, até que aos 38, Neymar carregou a bola e tocou para Oscar. O camisa dez clareou a jogada e passou para Rômulo, que chutou fraco e contou com a colaboração do goleiro Lee para marcar. Brasil na frente.

 Na etapa final, após a equipe adversária esboçar uma reação nos minutos iniciais, o Brasil matou o jogo em 7 minutos. Aos 12, Neymar fez jogada pela esquerda e cruzou para o meio da área, onde a bola sobrou para Leandro Damião chutar sem chances para o goleiro e ampliar a vantagem brasileira. Aos 19, Thiago Silva fez ótimo lançamento para Marcelo tocar pra Neymar, que encontrou Oscar. O meia tentou a devolução para o atacante santista, mas a bola acabou sobrando para Leandro Damião chutar fraco de bico pra marcar o seu sexto gol e assumir a artilharia dos Jogos Olímpicos, fechando o placar. 

 Apesar da diferença no placar, mais uma vez o Brasil se apresentou aquém do seu potencial. A seleção brasileira segue vencendo, mas não convencendo. Um time fraco na defesa, com uma saída de bola no máximo razoável, e com uma transição ataque-defesa lenta. Além de tudo, necessita ser mais agudo ao atacar, precisa de mais movimentação e jogo coletivo. Uma seleção que está na final graças aos lampejos principalmente de Neymar, Oscar e Damião, que participaram de 14 dos 15 gols marcados pelo Brasil no torneio. Além deles, Thiago Silva e Marcelo também merecem destaque. Contra o México, a seleção brasileira precisará ser mais time e menos individualidades, mais jogo coletivo e menos lampejos. É esse Brasil que pode e precisa ser a equipe de Mano Menezes.

13 comentários:

  1. Seguindo :)

    http://ditha-louise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Só vai me convercer quando ganhar o titulo mó vei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo ganhando, pode não convencer. Tudo vai depender da atuação na final.

      Excluir
  3. Olá Henrique
    Mesmo não convencendo acredito que esta chance de conquistar o ouro não pode ser desperdiçada. COm os favoritos fora o Brasil tem que levar o ouro p casa e ganhar o titulo que o país ainda não tem e vencer os traumas do passado.

    gde abrsss

    http://fernopinari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Fernando. Depois que a Espanha e o Uruguai foram eliminados, o Brasil virou o grande favorito. Mesmo o México sendo uma seleção perigosa, o Brasil tem mais qualidade, falta é organização dentro de campo.

      Excluir
  4. O Brasil não está concendo ninguém.
    Será que o Brasil está ruim.
    Vencencdo ou perdendo o Brasil tem que ter
    orgulho dos jgadores? Acho que sim rs.

    Essa olimpiadas o Brasil venceu, vamos ver se chega até a final rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou brasileiro, torço e vou ficar feliz se a seleção ganhar as Olimpíadas, mas pra mim é inegável que o time ficou devendo. Ganhou jogos pq tem atletas como Neymar e Thiago Silva. Mas como equipe, de fato, ficou aquém do que pode.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Mesmo com as deficiências muito bem comentadas, percebo uma singela mudança no comportamento da mídia e dos jogadores da seleção brasileira. Diminuiu a “babação”, o estrelismo dos “tops” e, conseqüentemente, a auto-confiança em campo. Convencendo ou não, sinto que há uma real chance de conquistarem o ouro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A chance existe sim, é algo concreto. Mas quando vc vê que o time não está rendendo o que pode, e que muitos desses jogadores são a base da seleção principal, vemos que há um longo caminho pela frente. Mesmo se a conquista do ouro for confirmada, ficará a sensação de que o Brasil podia mais.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Eu compreendo, o sentimento é em parte de decepção sim. Claro que já é notavel o fato de chegarmos a uma final depois de 24 anos, mas falta consistência pra essa seleção, times piores tecnicamente mas bem-organizados como Honduras dificultaram demais a vida do Brasil.

      Excluir