sábado, 8 de setembro de 2012

A Europa é logo ali


Neymar no Santos: já passou da hora do brasileiro vestir outra camisa
(foto: sistemapampa.com.br)

Desde sua chegada aos juniores do Santos, Neymar já era tratado como uma grande promessa, chegando até mesmo a sofrer assédio do Real Madrid. Após sua estreia como profissional, no ano de 2009, onde chamou a atenção nas semifinais do Campeonato Paulista ao marcar um gol contra o Palmeiras, as expectativas sobre ele foram aumentando. Em 2010, juntamente com Paulo Henrique Ganso, André, Robinho e Arouca, fez parte do time que ganhou o Paulistão e a Copa do Brasil encantando os torcedores pelos gols e futebol ofensivo, tanto que os brasileiros pediram sua convocação e a de Ganso para a Copa do Mundo. O técnico Dunga, porém, não cedeu aos apelos e os jovens jogadores ficaram no Brasil.

 No mesmo ano, com a troca de Dunga por Mano Menezes após a eliminação nas quartas-de-final, o santista foi chamado na primeira convocação do novo técnico e estreou com gol no amistoso contra os Estados Unidos. De lá pra cá, o jovem jogador esteve presente na maioria das convocações, disputando a Copa América e as Olimpíadas, além de amistosos contra Argentina, Alemanha, entre outras seleções. Com o Santos, venceu a taça Libertadores e foi vice-campeão do Mundial Interclubes. 

 Aos 20 anos, Neymar é o principal jogador brasileiro do meio pra frente, e astro numa seleção que é composta principalmente por jovens promessas. Porém, diferentemente do que ocorre no Santos, os resultados com o Brasil não são satisfatórios. Com o fracasso na Copa América e nas Olimpíadas e as derrotas para países tradicionais como Alemanha, França e Argentina, a seleção brasileira vive um momento de baixa. Nestes jogos mais duros, é nítida a queda de rendimento do atacante, que sofre com a forte marcação. 

 As más atuações fazem atentar para a necessidade de Neymar deixar o Brasil e ir jogar na Europa. Aqui no continente americano, é disparado o melhor jogador, e desequilibra seja no Campeonato Brasileiro ou na Libertadores. Não há defensor no seu nível, e o brasileiro segue marcando gols e mais gols e destruindo uma defesa atrás da outra. 

 Na Europa, Neymar poderá continuar sua evolução como jogador. Times como Chelsea, Real Madrid e Barcelona já manifestaram interesse em contratar o atacante. Para um jogador com suas características, o melhor seria ir para a liga espanhola, já que Neymar teria dificuldades com a forte marcação das defesas italianas e com o jogo rápido e físico do Campeonato Inglês. O Barcelona parece estar mais próximo de contratá-lo que o Real Madrid. Já se fala que os catalães teriam inclusive um acordo firmado com o jogador, que chegaria em 2013. Segundo jornais espanhóis, Messi teria chegado a declarar que gostaria de ser para o brasileiro um mentor, assim como Ronaldinho foi para ele. No Barcelona, além de jogar em uma liga mais competitiva e poder disputar uma grande competição como a Liga dos Campeões da Europa, Neymar não teria a responsabilidade de ser a estrela da equipe, o que ajudaria em sua adaptação.

 Enfim, não só ele, mas os jogadores brasileiros precisam buscar maiores desafios. Oscar já atua pelo Chelsea, e Lucas irá defender o PSG em janeiro. É nítida a necessidade das promessas brasileiras de buscarem mais rodagem internacional para defender o Brasil na Copa de 2014.

2 comentários:

  1. Ola,
    embora não entenda muito, concordo com que vc escreveu. Fiquei feliz de te-lo no meu cantinho.

    beijos

    ResponderExcluir