sábado, 11 de agosto de 2012

Tragédia Anunciada

Mexicanos comemoram: Brasil mais uma vez ficou no "quase"
(foto: esporte.ig.com.br)

 15 gols em 5 partidas. Argentina, Alemanha, Itália, nem classificadas. Espanha, Uruguai e Grã-Bretanha eliminadas precocemente. Pelo caminho, Egito, Nova Zelândia, Honduras. Na final, um México organizado, mas inferior tecnicamente. Uma equipe com jogadores como Neymar, Thiago Silva, Marcelo, Oscar. 

 Mesmo com todo esse cenário favorável, o Brasil não conseguiu ganhar o ouro olímpico nesse sábado. Mesmo chegando a final com o artilheiro do torneio, vencendo todas as partidas, a seleção não conseguiu confirmar o favoritismo e sucumbiu perante um México guerreiro e bem postado em campo.

 Novamente com Alex Sandro na vaga de Hulk, o Brasil teve o pior início possível. Com 30 segundos de jogo, Rafael errou passe no campo de defesa e Peralta chutou rasteiro no canto de Gabriel para abrir o placar. O Brasil não conseguiu jogar com a boa marcação mexicana, que acuava os brasileiros no campo defesa. Além disso, quase ampliou aos 20 em falha de Thiago Silva. Mano Menezes resolveu mexer no time e trocou Alex Sandro por Hulk. O atacante do Porto deu mais mobilidade ao ataque e quase marcou em chute de fora da área.

 No segundo tempo, o Brasil começou a pressionar, embora de forma desorganizada, enquanto o México assustava nos contra-ataques. Até que aos 30, Peralta, mais uma vez, subiu sozinho após cobrança de falta para cabecear sem chances para Gabriel. Claramente desesperada, a seleção brasileira foi para o tudo ou nada, e aos 45, depois de lançamento para o ataque, Hulk tocou na saída de Corona para diminuir. O Brasil voltou a acreditar e por pouco não conseguiu o empate com Oscar desperdiçando chance incrível, mas não houve tempo suficiente para reagir. O Brasil mais uma vez deixava o ouro olímpico escapar.

 A verdade é que a seleção brasileira nunca empolgou de fato nas Olímpiadas. Uma equipe que nunca demonstrou coesão, com uma defesa falha (tendo em Juan o seu elo mais fraco) e um goleiro inseguro. Dois volantes, especialmente Sandro, que não davam dinamismo à saída de bola, e um ataque pouco incisivo. O Brasil chegou à final se apoiando nas individualidades, nos lampejos de Neymar, Leandro Damião, Oscar, entre outros. Embora Mano Menezes não seja o único culpado, é dele a maior parcela da responsabilidade pelo baixo rendimento do time. É bom lembrar que essa seleção é a base do time principal, ou seja, muito precisa ser feito para colocar o Brasil novamente entre os melhores do mundo.

Um comentário:

  1. Você escreve muito bem e suas opiniões são muito pertinentes!
    Parabéns!

    ResponderExcluir