quinta-feira, 19 de julho de 2012

Última chamada

                                  Alexandre Pato em 2006: o atacante pouco evoluiu de lá pra cá.

 Há seis anos, Alexandre Pato era uma das promessas do futebol mais cobiçadas do mundo. Estreou pelo Internacional e logo na sua primeira partida pelo time principal, fez gol. No Mundial Interclubes conquistado pelo colorado, também deixou boa impressão. A habilidade, velocidade e faro de gol logo levaram o jovem a ser tratado como futuro jogador da seleção brasileira, enxergando nele o sucessor de Ronaldo. Quando o Milan pagou 24 milhões de euros pelo jovem atacante em 2007, todos acharam que era questão de tempo até Pato explodir e virar um jogador de nível mundial. Porém, cinco anos depois de sua transferência para o rubro-negro de Milão, o atacante pouco evoluiu.

 Convivendo com inúmeras contusões na Itália, Alexandre Pato nunca conseguiu marcar mais de vinte gols numa mesma edição do campeonato italiano. Em 142 jogos pelo rossonero, marcou 61 gols, numa média de 0,42 gols por partida. Não é uma média ruim, mas quando se pensa que em quatro temporadas e meia (já que em 2007/2008 chegou na metade do campeonato) ele só disputou esse número de partidas é algo a se pensar.

 Além das contusões, o estilo de jogo de Pato também não é tão empolgante. Embora com recursos técnicos e competente quando fica cara-a-cara com o goleiro, o atacante é um tanto quanto indolente. Seja no centro ou na ponta do ataque, não é raro ver o brasileiro demonstrando pouca movimentação e não voltando para buscar o jogo. No futebol atual, não há mais lugar para jogadores com essa característica.


 Nas últimas temporadas, Pato foi ofuscado pela presença de Ibrahimovic, que tornou-se o principal atacante do Milan. Com as vendas do sueco e do zagueiro Thiago Silva, o rubro-negro novamente carece de um jogador capaz de chamar a responsabilidade, como foram os dois atletas e anteriormente, Kaká. Com 22 anos, talvez essa seja a última oportunidade para Alexandre Pato confirmar as expectativas depositadas nele. Embora ainda seja jovem, o atacante cada vez mais vai caminhando para virar uma eterna promessa. Talento, já provou que tem, resta agora mostrar a vontade de vencer.

13 comentários:

  1. Chance de ouro. Mil vezes ele que Damião !

    ResponderExcluir
  2. Prefiro o Pato tb, muito melhor tecnicamente e mais versátil, mas precisa ter mais gana, mais vontade quando está em campo.

    ResponderExcluir
  3. Tem potencial, mas não tem 'vontade'. É uma chance de ouro, como comentou o CarlosMagno acima.

    Seguindo seu blog!
    http://devaneiointeligente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Concordo, é exatamente isso, falta aquela "gana" pra ele, o "sangue nos olhos", que eu começo a ver tb no Ganso, infelizmente!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo blog para quem curte esporte!

    ResponderExcluir
  6. Nunca gostei muito do Pato e nem da forma como ele joga. Como você disse, não há lugar para jogadores com a característica dele. Mas é certo que o cara tem potencial, só precisa se dedicar mais - e torcer para que não tenha mais contusões.
    Gostei muito de seu blog, já estou seguindo!
    Deixo aqui o link do meu caso queira retribuir a visita, e seguir se gostar. Até mais '-'
    http://daquioitentaanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q o principal problema dele, é que ele nao demonstra ter vontade de vencer. Parece que tanto faz pra ele jogar bem ou mal.

      Excluir
  7. nossa eu lembro dele qnd tava no inter www.estudoazul.com

    ResponderExcluir