segunda-feira, 30 de julho de 2012

Melhorar é preciso

        Neymar: Mesmo longe do que pode apresentar, o santista foi o destaque brasileiro ontem
                                                            (foto: sportv.globo.com)

 Mais um jogo, mais uma vitória. Ontem a seleção derrotou a Bielorrússia por 3 a 1 e assegurou sua classificação para as quartas-de-final das Olimpíadas. Apesar da vantagem por dois gols, o adversário fez jogo duro e só aos vinte do segundo tempo o Brasil passou à frente no placar.


 A partida começou com a seleção brasileira com mais posse de bola, mas sem conseguir encontrar espaços para furar a defesa adversária. A Bielorrússia marcava com duas linhas de quatro, bloqueando as investidas pelas laterais do Brasil, e apostava numa rápida saída de bola comandada pelo brasileiro naturalizado bielorrusso Renan Bressan, atleta do BATE Borisov, para acionar o atacante Kornilenko, sempre pela direita para aproveitar os espaços deixados por Marcelo. 


 E a seleção europeia surpreendeu e aos 8 minutos do primeiro tempo, após boa troca de passes pela direita, Kozlov cruzou na área e Bressan apareceu livre no meio da defesa brasileira pra cabecear no canto e abrir o placar pra Bielorrússia. O Brasil, porém, chegou ao empate logo depois, aos 14, após cruzamento de Neymar para cabeçada de Alexandre Pato. Essa viria a ser a única grande participação do atacante do Milan no jogo.


 O jogo continuou truncado, com o Brasil esbarrando na marcação adversária. Contribuiu para isso o fato das trocas de posições entre Oscar, Hulk e Neymar que ocorreram contra o Egito não existirem dessa vez. Neymar ficava na esquerda, Hulk na direita e Oscar no centro. Nenhum dos três estava em bom dia e a seleção não conseguia produzir. Assim terminou o primeiro tempo.


 Na etapa final, a partida ia sendo uma repetição do primeiro tempo, com o Brasil com maior posse de bola, mas sem conseguir levar muito perigo por causa da marcação bielorrussa. Até que aos 20, Neymar sofreu falta. Ele mesmo bateu e colocou a bola no ângulo de Gutor, marcando um belo gol. O jogo começou a ficar mais aberto, com a Bielorrússia atacando mais e assustando o Brasil, cuja defesa, com exceção de Thiago Silva, não se mostra sólida.
Mano Menezes colocou Ganso no lugar de Sandro e Lucas no lugar de Pato, com Hulk indo para o centro do ataque, mas estes pouco acrescentaram. Com mais espaços, Neymar se soltou, e aos 48, fez grande jogada e tocou de calcanhar pra Oscar bater no alto, sem chances pro goleiro. Golaço do Brasil, 3 a 1 e final de jogo logo depois.


 Com a eliminação da Espanha e a derrota do Uruguai, além da classificação antecipada, o Brasil agora é alçado à condição de grande favorito das Olimpíadas. Um time competitivo, que vem fazendo os resultados e ainda pode melhorar bastante. Contra a Nova Zelândia, já classificado, algumas modificações poderiam ser feitas, como Bruno Uvini na vaga do inseguro Juan, Danilo no lugar do discreto Sandro, Ganso no lugar de Oscar, que precisa descansar, já que jogou os dois jogos, e Lucas na vaga de Pato ou Damião com Hulk deslocado para o centro do ataque. Embora não seja a posição de origem do atacante do Porto, ele tem força física e capacidade de carregar a bola e fazer um pivô, além de ser muito mais participativo. O Brasil ainda pode e precisa melhorar, mas vem demostrando força na busca pelo tão sonhado ouro olímpico.

22 comentários:

  1. Eu acredito na seleção Brasileira, mas melhorar realmente é preciso. Boa sorte Brasil ó/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, o Brasil tá forte na briga pelo título da Olimpíada, mas se enfrentar hoje uma seleção com ataque forte vai se complicar com a defesa nesse estado.

      Excluir
    2. Eu acho que pelo menos nas Olimpíadas o Brasil é o time favorito e tem tudo pra levar o ouro.

      Excluir
    3. É favorito sim, antes da Olimpíada já era visto assim, agora que times como Uruguai e Espanha perderam é considerado o grande favorito. Mas Senegal tb vem correndo por fora.

      Excluir
  2. a seleção Brasileira é boa e tem potencial pra ganhar o ouro e ganhar a copa, só precisa treinar mais.
    Os meninos são bons!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O time tem qualidade, mas não tem todos os jogadores formados ainda, principalmente do meio pra frente. Oscar, Neymar, Lucas, Ganso, Damião, Pato(este último em parte), ainda precisam evoluir mais. O time do Brasil hj tem mais cara de 2018 que 2014.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Tomara mesmo, o Brasil merece um ouro olimpico no futebol.

      Excluir
  4. Não tenho acompanhado essas olimpíadas... mas melhorar sempre é necessário...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, nas Olímpiadas o nível é mais fraco que na seleção principal, e nela ainda tem um longo caminho a ser percorrido até 2014.

      Excluir
  5. Olá Henrique, excelente blog, 2 assuntos ótimos juntos...
    Já estou seguindo, quando puder dá uma passada em www.musicaarte.comli.com e assine nosso Feed.
    Parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força, João Pedro! Pode deixar, visitarei seu blog e vou seguir sim! Volte sempre!

      Excluir
  6. Putz, não gosto de futebol, mas seu blog parece legal! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Morini, nao deixe de vir aqui, especialmente se gostar de MMA tb!

      Excluir
  7. O cara é fera, mas tem que se preocupar mais em jogar bola. Olha o exemplo do Messi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, eu acho Neymar um cara focado, mas ele ainda não é um jogador pronto, vai evoluir mais ainda. Precisa ir pra Europa se acostumar com a marcação mais forte que recebe quando joga pela seleção, aí vai ganhar mais confiança de ir pra cima.

      Excluir
  8. Neymar sem dúvida é um talento,apenas esta oscilando muito atualmente,tem boas atuações em alguns jogos e nem tão bem em outros,mas ninguém é de ferro,uma hora ele volta a brilhar com força total de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, Abraão. Essa oscilação é normal pra um jogador de 20 anos que ainda está em estágio de amadurecimento. O que não se pode é querer compará-lo com jogadores no auge ou perto dele, como Messi ou Cristiano Ronaldo, que hoje estão muito acima de Neymar.

      Excluir
  9. Bom eu particularmente, por ser mulher não sou muito fã de assuntos relacionados a futebol e confesso que não li o texto todo, mais pra quem é futboleiro sem dúvida alguma irá adorar seu blog e você escreve muito bem, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  10. queria ter visto o jogo inteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, não foi um primor de técnica o jogo, mas o Brasil só se soltou no final, depois do gol de Neymar.

      Excluir