sábado, 4 de agosto de 2012

Sustos demais

                                              Leandro Damião: raça premiada com dois gols
                                                         (foto: veja.abril.com.br)



 Foi sofrido. Neste sábado, a seleção brasileira venceu Honduras por 3 a 2 e se classificou para as semifinais dos Jogos Olímpicos. O Brasil agora encara na terça-feira a Coréia do Sul no Estádio de Old Trafford, em Manchester, valendo uma vaga na final.

 O Brasil começou bem, conseguindo chances claras com Leandro Damião e Neymar logo no início da partida, dando a impressão que seria uma partida tranquila para a seleção. Mas o time hondurenho não quis saber disso, e em mais uma falha do sistema defensivo brasileiro, Martinez acertou bonito chute no ângulo de Gabriel, que nada pôde fazer. Honduras na frente.

 A seleção brasileira tinha dificuldades de penetrar na defesa da organizada equipe hondurenha, que marcava melhor e até ameaçava a retaguarda do Brasil em alguns momentos. Até que em dois lances seguidos, Crisanto recebeu cartão amarelo, e na segunda falta cometida foi expulso, mudando o panorama da partida. 

 O Brasil passou a pressionar, embora de forma desorganizada, e depois de jogada de Neymar, Hulk recebeu, driblou e cruzou pra Damião, que aproveitou falha incrível da defesa adversária e de carrinho, empatou a partida. Assim terminou o 1º tempo.

 Na etapa complementar, Honduras voltou a atacar e logo aos 3 minutos, Espinoza driblou Juan e chutou de fora da área no canto de Gabriel, recolocando a seleção brasileira em desvantagem no placar. O Brasil não se abateu e 2 minutos depois, aos 5, após roubada de bola na defesa hondurenha, Damião se antecipa ao zagueiro, é tocado e cai na área. Pênalti convertido por Neymar, 2 a 2. Logo em seguida, aos 15, Neymar achou Damião na grande área, o atacante do Internacional dominou já se livrando do zagueiro e bateu no canto para virar o placar. Com a vantagem, a seleção brasileira diminuiu o ritmo e ainda viu Espinoza ser expulso antes do jogo acabar. 

 Apesar da vitória, o Brasil passou muito mais apertos do que deveria. Além do ataque e meio de campo, que à exceção de Leandro Damião (melhor jogador da partida), foram pouco operantes, a defesa mais uma vez falhou. Sem uma cobertura adequada dos volantes, o já estabanado Juan fica mais inseguro e compromete a retaguarda brasileira. Os adversários já perceberam que esse é o caminho para atingir o Brasil. Contra a seleção sul-coreana, Mano Menezes necessita acertar a defesa e fazer o ataque voltar a produzir, caso contrário o ouro olímpico no futebol talvez precise esperar mais um pouco. 

14 comentários:

  1. Ainda bem que o Brasil tem Neymar = participações nos 3 gols

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, mas hj o cara da partida foi Leandro Damião.

      Excluir
  2. Leandro Damião começou a jogar na seleção durante as olimpíadas ! pra mim o Brasil leva o ouro..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil tem boas chances de chegar pelo menos até a final, mas contra o Japão e o México precisará se esforçar mais, são seleções organizadas e com mais qualidade que Honduras e Coréia do Sul.

      Excluir
  3. Concordo quando vc diz que o "Mano Menezes necessita acertar a defesa e fazer o ataque voltar a produzir, caso contrário o ouro olímpico no futebol talvez precise esperar mais um pouco." A seleção ainda tem muito o que melhorar pra voltar a empolgar a quem assiste.

    http://migre.me/aaMC8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, a seleção tá longe do que pode apresentar. A defesa é fraca, isso já se sabia, mas o meio campo e o ataque podem e precisam mostrar mais.

      Excluir
    2. Você levantou um bom assunto lá no meu blog, Henrique. A seleção brasileira não é mais tão brasileira assim. Pra saber quem tá jogando, hoje, é necessário acompanhar também o futebol europeu e com milhões no bolso, quem vai dar o sangue por seleção, né?

      http://migre.me/aaMC8

      Excluir
    3. Ainda tem exceções. Lúcio, mesmo na Europa, foi um jogador que sempre mostrou empenho e seriedade quando vestiu a camisa da seleção. Mas não é um jogador com potencial de ídolo como atletas como Ronaldinho Gaúcho, por exemplo.

      Excluir
  4. quase perdeu pra honduras, agora vai pegar a coreia do sul e vai perder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que a derrota seja certa, na verdade nem a vitória. O futebol não é um esporte lógico e é nisso que reside seu charme. Então, prefiro esperar os 90 minutos.

      Excluir
  5. acredito que o Leandro Damião vai ser o cara da seleção

    leitedeburrablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ele merece um crédito pela vontade que vem demonstrando. Mas dentro do elenco, o cara vem sendo Neymar, participando de vários gols e assistências do time.

      Excluir