domingo, 8 de julho de 2012

Vitória da Lógica

                                   Anderson Silva nocauteia Chael Sonnen no UFC 148

 E venceu o melhor. Anderson Silva derrotou Chael Sonnen por nocaute técnico no segundo round e defendeu mais uma vez o cinturão da categoria dos médios no UFC.  Mas este foi apenas o desfecho do UFC 148, que começou com uma vitória do pernambucano Rafaello “Trator” sobre Yoislandy Izquierdo por decisão unânime. Além dele, outros brasileiros também lutaram nesse evento. Gleison Tibau foi derrotado pelo russo Khabib Nurmagomedov por decisão unânime. Fabrício “Morango” fez boa luta com o americano Melvin Guillard, e mesmo se saindo bem em pé, não conseguiu aplicar seu jiu-jitsu e foi derrotado pelo “Young Assassin” na decisão unânime. Demian Maia, estreando na categoria dos meio-médios, venceu Dong Hyun Kim por nocaute técnico no primeiro round.  Além deles, merece destaque a luta entre Forrest Griffin e Tito Ortiz, duas lendas do UFC. No penúltimo combate da noite, os dois meio-pesados fizeram uma luta que se não foi um primor de técnica, foi marcada pela garra dos dois, visivelmente cansados desde o primeiro round. Griffin venceu por decisão unânime, e Tito Ortiz foi nomeado para o Hall da Fama do UFC.

 Mas tudo isso funcionou apenas como um aquecimento. As atenções estavam mesmo todas voltadas para o evento principal da noite. A tão aguardada revanche entre Anderson Silva e Chael Sonnen. Depois de quase dois anos de muitas polêmicas e provocações, de uma luta surpreendente (mesmo que o brasileiro tenha ganho), finalmente o embate saía do papel. Quando a luta começou, vimos um Anderson Silva partindo pra cima e se expondo até desnecessariamente, o que possibilitou ao americano conseguir uma queda e ficar por cima durante todo o round, chegando até a conseguir uma montada, batendo no brasileiro, embora sem muita contundência. Replay do UFC 117?

 No segundo round porém, a história foi diferente. Mais fechado, o Spider conseguiu evitar as quedas de Sonnen, e após uma esquiva sensacional quando o americano tentou um golpe rodado, que o fez cair sentado e bater a cabeça na grade do octógono, Anderson Silva conseguiu conectar uma joelhada e castigar o adversário com socos. Sonnen até conseguiu se levantar, mas logo voltou a ser derrubado, e logo depois o árbitro interrompeu o combate, dando a vitória ao brasileiro. 


 Chael Sonnen é um lutador limitado. Tem um wrestling muito bom, mas é só. Não é um bom striker, não tem poder de nocaute nem de finalização. Foi disposto a fazer o seu máximo, e conseguiu até ganhar um round, mas a verdade é que Anderson Silva é um lutador muito melhor. Quando achou a primeira brecha, acabou com o combate. Mesmo aos 37 anos, o Spider ainda domina com folga os médios do UFC. Luta do século envolvendo Anderson Silva? Não nesta categoria. 

7 comentários:

  1. Henrique, e sobre as irregularidades da luta, como Anderson passando gel nos braços e segurando o short, isso não tira um pouco da "genialidade" dele? Pode não ter influenciado no resultado, porém foi desleal e contra as regras.

    ResponderExcluir
  2. Olha só Daniel, não concordo com a agarrada no short nem o uso de vaselina, mas a verdade é que Anderson Silva é um lutador muito melhor que Chael Sonnen. A vitória do Spider foi construída num momento que isso já não influenciava tanto. Pode até manchar um pouco, mas não dá pra tirar o mérito dele.

    ResponderExcluir
  3. Concordo !!! Afinal a vaselina do Anderson nada teve a ver com a queda do Sonen. Ele escorregou em sua arrogância. E viva o Anderson!!!

    ResponderExcluir
  4. concordo com você Henrique, isso não é nada mais que jogada de marketing pra ocorrer uma trilogia entre os dois, sabemos que houve um momento que foi nítido que o Anderson passou a vaselina do rosto nos braços mas acredito que aquela quantidade não era o suficiente para causar vantagem ao Anderson e diminuir a performance do Sonnen até por que Chael Sonnen não esbanjou nenhum tipo de perigo ao nosso brasileiro.

    ResponderExcluir
  5. No primeiro round até acho que houve algum perigo, até pq ele ficou por cima o tempo todo, chegou mesmo a montar. Mas pra mim não rola uma trilogia tão cedo, o cara perdeu duas vezes, e essa última foi uma vitória incontestável de Anderson Silva.

    ResponderExcluir
  6. Depois da vergonha que o Sonnen passou, acho que ele vai desistir do esporte rs

    http://querido-livro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse amarelo deveria ter perdido no mínimo uns 3 dentes!!!

    ResponderExcluir